O que é webcomic?

A intenção do Coletivo WC é divulgar os webcomics produzidos na Paraíba. Mas o que é webcomic?

Qualquer tira, charge e afins divulgadas na internet? Então a partir do momento em que são impressas perdem essa denominação? Ou seria webcomic apenas o material produzido diretamente no computador, excluindo assim tudo que fosse desenhado no papel e posteriormente escaneado? Ou ainda, comics que necessariamente só poderiam existir no meio digital, acoplando elementos como animação, áudio ou interatividade com outros sites?

Eu não tenho essa resposta. Você tem?

Anúncios

5 respostas para O que é webcomic?

  1. elias figueiroa disse:

    Não costumo rotular nada. Rótulos, na minha opinião, é o que prende, é o que para. As tirinhas, são só tirinhas para mim. Já ouvi várias denominações para tudo que é feito hoje em dia, principalmente no tocante ao desenho, ilustração. Tenho medo que as tirinhas (de uma forma geral) se tornem o que o estilo musical metal se tornou: milhões de variações e fãns xiitas que apenas enfraquecem a essência do mesmo: a música é só música. As tirinhas, independente de sua origem, produção, canal etc. Continuam sendo apenas tirinhas. Eu, pessoalmente, trato assim. Como tudo mais que existe, para mim só existe o que “eu gosto” e o que “eu não gosto”. Os rótulos eu deixo para quem “entende” disso, eu fico com o lado humano.

  2. Samuel Gois disse:

    para mim webcomic é o meio e não a mensagem. Mas que, numa possibilidade web é claro que existem uma infinidade de recursos que no papel não é possível (e o contrario também se aplica, de certa forma.)

  3. rolim disse:

    Certa vez, perguntaram ao diretor de uma grande revista:
    – O senhor não tem medo de que sua revista acabe por causa da Internet?
    – Não. Eu não vendo papel. – disse o diretor.
    No meu caso, não posso dizer que faço webcomic para salvar o planeta poupando papel, já que é lá onde tudo começa. Webcomic, pra mim, está muito mais ligado à democratização e velocidade da informação, além de poder expor meu trabalho junto ao de pessoas que não conseguem se reunir, nem pra tomar uma cerveja. 🙂

  4. Thaïs disse:

    Pessoas que não conseguem se reunir nem pra tomar uma cerveja são muito pouco confiáveis, cuidado com essas companhias!

    Sou péssima com rótulos. Webcomic pra mim é porque tá na web, pronto. Saiu daqui, foi impresso, ainda é webcomic, porque ainda tá aqui, ou melhor, tá aqui também.
    Claro que há aspectos daqui que não podem ser levados pro papel, eu mesma tento integrar as tirinhas que faço a vídeos, músicas, pra que o leitor possa adentrar inteiramente nela, mas são características que se adicionam. Vejamos até onde podemos ir…

  5. Pingback: Os números de 2010 | Coletivo WC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s